O CrossFit é uma modalidade de atividade física proposta por Greg Glassman, Educador Físico americano que utiliza exercícios com pesos de altas cargas e curtos intervalos de descanso entre as séries, exercícios intermitentes em alta intensidade com intervalos de descanso curto e freqüência cardíaca alta.

A atividade é baseada em exercícios funcionais de alta intensidade e recrutamento motor, tendo como característica principal a atividade multiarticular, já que trabalha fatores como carga, distancia e velocidade, o que gera alta potência e uma adaptação neuroendócrina positiva, caracterizado pela diminuição no percentual de gordura, aumento da densidade óssea, aumento da massa muscular, melhora no equilíbrio, força e potência muscular.

Cabe ao treinador utilizar a criatividade para montar sequencias diversas aos exercícios funcionais de agachamento, terra, desenvolvimentos, arranco e arremessos. Visando o alcance na totalidade da aptidão física e a maximização da resposta neuroendócrina, o CrossFit engloba exercícios cíclicos (corrida, natação, ciclismo e remo) em curtas e longas distancias, exercícios ginásticos (salto, barras, flexões, rolamentos, etc) e exercícios de força (LPO, PowerLifting, Kettebell, etc).

Dentre os inúmeros benefícios da modalidade temos:

  • Melhora da força;
  • Coordenação;
  • Equilibrio;
  • Agilidade;
  • Flexibilidade;
  • Precisão;
  • Aumento da resistência cardiovascular e respiratória;
  • Maior capacidade aeróbica, anaeróbica lática e anaeróbica analática;

Temos que o exercício físico atualmente realizado em academias de ginástica englobam isolamento muscular realizado em máquinas, bem como, longos períodos de atividade aeróbica de baixa intensidade. No entanto, no CrossFit são realizados exercícios compostos, em menor sessão cardiovascular e em alta intensidade, o que gera maior eficácia no resultado pretendido.  O maior beneficio do esporte é que qualquer pessoa pode realizá-lo, sem restrição de idade e forma física, claro que de acordo com a capacidade de cada indivíduo e levando em consideração a condição de saúde do mesmo, e, ainda, pode ser realizado em qualquer espaço, seja público ou privado.

Tais benefícios estão sendo atualmente observados por atletas de todas as modalidades esportivas, como, lutadores de MMA, ciclistas, jogadores de futebol, tênis, entre outros, bem como por obesos, sedentários e idosos.

Temos, portanto, que o CrossFit é um programa de condicionamento físico e força que proporciona um amplo, geral e equilibrado nível de aptidão física. Objetiva, portanto, aperfeiçoar ao máximo as 10 competências físicas, representadas pela resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Nas palavras do Dr. Tony Webster, do Pacific Institute for Sports Medicine the Camosun College:

“It’s safe to say that a CrossFit-style program performed three-to-five times per week will almost certainly provide a weekly dose of “vigorous” aerobic exercise that will easily satisfy current public-health guidelines. More and more research studies are demonstrating the efficiency of shorter high-intensity exercise bouts in improving not only fitness but also a whole range of health markers. In fact, plenty of scientific evidence suggests vigorous activity has inherently greater health benefits than moderate activity. Used safely and sensibly, I believe CrossFit has potential not just to change people’s lives, but also to change the fitness industry for the better.” (How We Got Here: CrossFit vs. the Fitness Industry, CrossFit Journal, August 27, 2009).

Tradução: “É seguro dizer que um programa CrossFit de estilo realizado de três a cinco vezes por semana certamente irá proporcionar uma dose semanal de exercício aeróbico vigoroso que podem facilmente satisfazer as atuais diretrizes de saúde pública. Mais e mais pessoas estão demonstrando a eficiência dos ataques mais curtos de alta intensidade de exercício na melhoria não só física, mas também toda uma série de marcadores de saúde. Na verdade, muitas evidências científicas sugerem que a atividade vigorosa tem benefícios de saúde inerentemente maiores do que a atividade moderada. Usado com segurança e de forma sensata, acredito CrossFit tem potencial não apenas para mudar a vida das pessoas, mas também para mudar a indústria de fitness para o melhor”.

Para demonstrar o que é exatamente o CrossFit dê uma olhada no vídeo abaixo. Bom treino!