Diversos artigos são escritos diariamente para mostrar os benefícios que a atividade física faz para o corpo e para a mente. No entanto, embora existam estudos capazes de comprovar que os exercícios melhoram a produtividade, poucas são as empresas que estimulam a prática, ou ainda, possuem em seu quadro um sistema de implementação de ginástica laboral ou programa de exercícios em suas atividades.

A quantidade de funcionários, executivos e diretores dessas empresas que possuem características de sedentarismo é elevada, e, de acordo com a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) 70% dos executivos brasileiros são sedentários, causa principal do absenteísmo, afastamento do trabalho e, ainda, aposentadoria precoce.

Dentre os benefícios da atividade física para qualquer indivíduo temos a redução de doenças cardíacas, obesidade, vício do tabaco e, ainda, contribuem para o aumento da autoestima e o bem-estar, imprescindíveis para melhorar a qualidade do profissional e a sua produtividade no trabalho. No mais, o principal motivo para que as pessoas não incluem as atividades físicas no dia a dia é a falta de tempo decorrente da carga de trabalho.

Sendo assim, partimos para a atual necessidade no país e, levando em conta o que as empresas de outras nacionalidades realizam neste aspecto, temos que é imprescindível que as empresas brasileiras de pequeno e médio porte passem a suprir tais necessidades assumindo o papel de estímulo a prática de exercícios físicos.

Os benefícios são visíveis e categóricos já que contribuem para o aumento da produtividade, a redução de afastamento por problemas de saúde e faltas corriqueiras, além de uma equipe coesa e integrada. Problemas de saúde como depressão são praticamente reduzidos pela metade, já que a atividade física provoca a produção de endorfina pelo organismo que contribui para a felicidade.

Temos atualmente que empresas de grande porte já vem adotando tais medidas e, consequentemente, obtendo benefícios com a atuação. Tais empresas geralmente promovem a estruturação de salas de ginástica nas dependências da empresa, atuação de profissionais que promovem aulas de ginástica laboral, bem como, o incentivo a criação de equipes de corrida e triathlon em ambientes externos. Vale esclarecer que o programa de atividade física na empresa deve acompanhar cinco pilares, são eles, exercício físico (dependendo da quantidade de funcionários, locais de atuação), freqüência (pelo menos três dias semanais), duração (de 20 a 40 minutos), intensidade e progressão.

Para consagrar o que foi explanado ate o momento teceremos considerações a respeito de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Estocolmo e do Instituto Karolinska, na Suécia, e publicado no periódico Journal of Occupational and Environmental Medicine. O referido estudo demonstra que é possível usar um tempo determinado no trabalho para praticar exercício ou para outras medidas de promoção de saúde, conseguindo, ainda assim, alcançar níveis de produção mais elevados.

Ainda, temos que a prática de exercícios físicos potencializa estruturas da massa cinzenta (do nosso cérebro) que ajudam a manter o foco em atividades mentais por mais tempo, além do aumento de astrócitos, reservatórios de energia que armazenam glicogênio que promove energia aos neurônios.

Portanto, se sua empresa ainda não atua de forma a estimular a prática de exercícios pelos seus colaboradores está um passo atrás na evolução da empresa e no aumento da produtividade, além de estar promovendo um ambiente de trabalho mais cansativo e degradante. Você pode mudar este quadro. Entre em contato e solicite um plano de atuação para sua empresa!